Uma das perguntas que mais recebo durante minhas palestras e das pessoas que conversam comigo é: mas Roberto, quanto ganha um palestrante? E a resposta que eu sempre dou é: depende.
O mercado de palestrantes está em crescimento e faz com que muitas pessoas pensem em seguir essa carreira. Isso é ótimo, pois todas as pessoas tem um conhecimento para ensinar e nem todas fazem isso. Mas um erro é começar a pensar em seguir nessa área focando primeiro no valor que vai receber pelo trabalho.
Com minha experiência de mais de 30 anos palestrando, além de orientar centenas de palestrantes anualmente, percebo que o interesse em saber quanto ganha um palestrante por cada palestra em alguns casos é até maior que o interesse em se especializar na profissão, o que considero um erro. Claro que o dinheiro é necessário, mas ele não pode ser prioridade para quem está iniciando. É importante começar pensando como transformar esse seu conhecimento em uma profissão e consequentemente se tornar um palestrante.
Fortalecer seu nome, ganhar credibilidade no assunto que quer ensinar e ter uma palestra pronta e que agrade os interessados é o início de tudo. Com o tempo e a experiência adquirida, claro que seu cachê por palestra começa a aumentar ao mesmo tempo em que a agenda começa a ficar mais lotada.
Mas quanto ganha um palestrante?
Imagine que você decidiu ser um palestrante e vai começar a divulgar sua palestra, seu trabalho e oferecer suas palestras para algumas instituições. Algumas delas vão entrar em contato solicitando palestras. Quanto você vai cobrar? Nos meus treinamentos eu indico para os alunos a cobrarem no mínimo R$ 6 mil por palestra. Você pode achar muito, mas cobrar menos do que isso desvaloriza seu trabalho. O que você deve pensar é para quem você constrói sua palestra. E a resposta não é o público. A palestra é construída para o contratante e para auxiliar ele a conseguir atingir os seus objetivos. E isso vale sim esse valor citado acima.
Comece ganhando menos e faça seu nome e ganhe credibilidade
O que eu quero dizer com isso também é que no começo você não será um top palestrante que ganha R$ 100 mil para dar uma palestra. É uma longa caminhada, onde quem começa ganha menos e quem está há mais tempo na profissão e divulgando seu conhecimento acaba ganhando mais por cada palestra.
Saiba se Vender em qualquer situação
E uma dica importante é saber se vender, e saber vender mesmo na crise. Ter um ótimo material de vendas ajuda muito. Se você vai dar uma palestra em determinado lugar, seu contratante pode gostar muito e te indicar para outra pessoa. Assim essa pessoa que recebeu a indicação vai procurar pelo seu trabalho e ao encontrar o material de vendas com certeza vai acabar se interessando em saber mais sobre seu trabalho. E assim você vai criando uma rede de contatos para divulgar suas palestras.
Divulgue seu trabalho e sua imagem
O importante é ter dedicação e trabalhar bem a sua divulgação que assim você será um palestrante de sucesso, recebendo um bom valor para isso e figurando na lista dos grandes palestrantes do país, que com certeza é o seu desejo.
Pronto para ser um grande palestrante? Comece seu trabalho e aos poucos vá aumentando seu cachê para ir aumentando sua credibilidade e se tornando cada vez mais reconhecido pelo seu trabalho.
Assim uma das suas preocupações, que é saber quanto ganha um palestrante, será atendida e você terá uma ótima carreira.
Foto: Divulgação/Pixabay